Para imprimir é necessário habilitar o pop-up Enviar a notícia por e-mail
Aumenta a fonte 
Aumenta a fonte 
Relações Exteriores
República Dominicana e Haiti reforçarão as relações bilaterais
18/01/2017 - 17h23

Brasília - A República Dominicana e o Haiti decidiram reforçar as relações bilaterais a partir do encontro realizado nesta terça-feira, 17, em Santo Domingo, entre o presidente dominicano Danilo Medina e o presidente eleito do Haiti, Jovenel Moise.

Moise está na República Dominicana para conhecer projetos implementados nas áreas de agricultura e energia, além dos programas sociais, educacionais, turísticos e de construção de casas.

Durante o encontro, as autoridades dominicanas lembraram que o desenvolvimento do Haiti é um tema permanente da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), cuja 5ª cúpula acontece justamente na República Dominicana entre 22 e 28 de janeiro.

A República Dominicana preside a CELAC e o presidente Danilo Medina conduzirá os trabalhos do evento, inclusive em relação ao Plano de Ação do bloco para 2017 no qual o Haiti está entre as prioridades.

De acordo com o futuro presidente haitiano, “somos dois países em uma ilha e, portanto, devemos normalizar as relações”. Moise afirmou ainda que “dominicanos e haitianos estão condenados a trabalhar juntos”.

Danilo Medina fez questão de ressaltar que as relações entre os dois países têm sido fortalecidas por meio do diálogo constante como forma de superar as diferenças e estreitar os vínculos.

Lembrou ainda que a República Dominicana teve papel reconhecido internacionalmente por sua solidariedade ao Haiti quando das catástrofes naturais que atingiram aquele país, entre elas o terremoto de 2010 e a passagem do furacão Matthew.