Brasília, 18 de outubro de 2018 - 22h47
MERCOSUL: acordo com a União Europeia pode sair em 2018

MERCOSUL: acordo com a União Europeia pode sair em 2018

02 de outubro de 2018
por: Marcelo Rech

Brasília – Os presidentes dos países que integram o MERCOSUL, reunidos na semana passada em Nova York, acreditam que o acordo de livre comércio com a União Europeia ainda pode sair em 2018. De acordo com a chancelaria paraguaia, os líderes da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, decidiram avançar nas negociações para finalizar o tratado ainda neste ano.


No dia 15 de outubro, os chanceleres dos quatro países fundadores do MERCOSUL voltam a se reunir para discutir aspectos técnicos que os dois blocos ainda negociam. Caberá aos presidentes dar o impulso político para a conclusão das tratativas.


De acordo com o ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, "os presidentes [do MERCOSUL] tomaram a decisão de nós, os chanceleres, nos reunirmos em 15 de outubro, depois de uma reunião dos negociadores dos quatro países, para que com todas essas informações da parte técnica, sobre o que será decidido conceder, não conceder e solicitar, os chanceleres possam dar um impulso político final", afirmou.


Também à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a Comissária de Comércio da União Europeia, Cecília Malmstrom, mostrou-se otimista com o desfecho das negociações. Ela entende que o acordo pode ser finalizado este ano ou, no mais tardar, no início de 2019.


Entre 10 e 14 de outubro, os dois blocos irão debruçar-se sobre as questões agrícolas em reunião a ser realizada em Montevidéu. Além dos ministros dos países do MERCOSUL, da Comissária europeia de comércio, e dos chefes negociadores, o Comissário de Agricultura da UE, Phil Hogan, também deverá comparecer.


Luis Alberto Castiglioni, explicou que "diante desta realidade de outras partes do mundo, nas quais querem erguer muralhas no âmbito econômico e comercial, a UE e o MERCOSUL querem ser um modelo positivo de mercados abertos para que o comércio e as transações econômicas em geral entre ambas as partes, entre ambos os blocos, sejam um exemplo de cooperação e desenvolvimento".

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...