Brasília, 24 de agosto de 2019 - 05h36
Marinha participa de lançamento de submarino nuclear francês

Marinha participa de lançamento de submarino nuclear francês

18 de julho de 2019 - 21:51:22
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, participou da cerimônia de lançamento do submarino nuclear de ataque “Suffren” na nesta sexta, 12, em Cherbourg, na França. “A presença de representantes da Marinha no lançamento do submarino ‘Suffren’ é uma forma de reafirmar a importante parceria estratégica entre Brasil e França, fundamental para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, o Prosub, cujo objetivo final é a construção do primeiro submarino com propulsão nuclear brasileiro”, destacou o Almirante Ilques.

Estiveram presentes ao evento o Presidente da França, Emmanuel Macron; a Ministra da Defesa da França; a Ministra da Defesa da Austrália; o Comandante da Marinha Nacional da França, Almirante Prazuk, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; e demais autoridades.

Além da cerimônia de lançamento do submarino “Suffren”, o Almirante Ilques e o Almirante Olsen participaram de reuniões de trabalho com representantes da Austrália e da Polônia, além de membros da Marinha Nacional da França, da Naval Group e da Direção Geral de Armamento francesa (DGA).

Desde 2008, Brasil e França possuem um acordo de transferência de tecnologia para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais, que se somarão à frota dos cinco já existentes, e culminará na fabricação do primeiro com propulsão nuclear. O “Suffren” é o primeiro submarino da Classe “Barracuda”

Prosub

Em dezembro do ano passado, foi lançado ao mar o submarino “Riachuelo”, o primeiro dos quatro convencionais que estão sendo construídos pelo Prosub. Em 19 de junho deste ano, foi realizada a transferência das últimas seções do “Humaitá”, o segundo dos quatro submarinos convencionais desenvolvidos pelo Programa.

 O Prosub tem fortalecido a Defesa Nacional do Brasil com tecnologia de ponta, seguindo o que está previsto na Estratégia Nacional de Defesa, bem como o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, priorizando e incentivando a produção e o desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação Nacional com componentes e equipamentos fabricados para a construção dos submarinos.