Brasília, 24 de agosto de 2019 - 05h36
Exército recebe a viatura Nº 400 do blindado Guarani

Exército recebe a viatura Nº 400 do blindado Guarani

18 de julho de 2019 - 21:20:32
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – O Exército recebeu da IVECO Veículos de Defesa a viatura número 400 do blindado de transporte de pessoal média sobre rodas, o Guarani. O evento ocorreu na sede da fábrica em Sete Lagoas (MG). No contexto do Programa Estratégico Guarani, essa viatura tem como objetivo contribuir para a transformação das organizações militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e a modernização das Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada, substituindo os blindados VBTP EE-11 URUTU e VBR EE-9 Cascavel.

Segundo o Exército, o desenvolvimento da VBTP GUARANI teve início no ano de 2007 no Escritório de Projetos do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), no Rio de Janeiro, com a participação ativa dos engenheiros militares da Diretoria de Fabricação, subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia.

Em 2013, a IVECO inaugurou sua planta voltada à produção de veículos de defesa em Sete Lagoas, onde são produzidos anualmente cerca de 60 viaturas destinadas ao transporte de tropas. O projeto destaca-se pelo seu caráter inovador, agregando modernos sistemas de armas e sistema de comando e controle (comunicações), compondo a Nova Família de Blindados Sobre Rodas (NFBR) em implantação na Força Terrestre, contando agora com 400 unidades produzidas.

O Programa Estratégico GUARANI fortalece a Base Industrial de Defesa nacional na conquista da autonomia em tecnologias estratégicas para o país, contribuindo para a geração de empregos e capacitação de civis e militares no desenvolvimento de blindados.