Brasília, 18 de outubro de 2018 - 22h48
Brasil será sede da Conferência de Ministros da Defesa em 2022

Brasil será sede da Conferência de Ministros da Defesa em 2022

10 de outubro de 2018
por: Marcelo Rech

Brasília - O ministério da Defesa informou nesta quarta-feira, 10, que representantes de 30 países na Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA) escolheram o Brasil como sede da 15ª edição do evento, em outubro de 2022. Também no mesmo dia, o Chile foi confirmado como sede da próxima edição em 2020.

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, recebeu com satisfação a escolha do país, por unanimidade. "Na jornada de hoje da 13ª reunião da CMDA vários entendimentos foram decididos por unanimidade, entre eles, a escolha do Brasil para presidir a conferência. É um declarado voto de confiança, que compromete o Brasil a assumir posição de destaque na preservação da paz, da cooperação e do desenvolvimento do nosso continente", declarou.

Nesta terça-feira, 9, Silva e Luna manteve encontros bilaterais com Antígua e Barbados, Paraguai, Canadá e Haiti. Na segunda-feira, 8, ele já havia se reunido com seus homólogos do Chile, Estados Unidos, México, Guatemala e Bolívia.

Os membros da CMDA aprovaram a Declaração de Cancún, documento que reafirma o compromisso dos países membros de cooperar em prol de interesses comuns nas áreas de defesa e de segurança, o que foi reiterado pelo presidente do México, Enrique Peña Nieto. Segundo ele, as Forças Armadas mexicanas estão comprometidas com o combate ao narcotráfico e com a ajuda humanitária.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...