Brasília, 19 de julho de 2019 - 10h26
Argentina fortalece cooperação policial em suas fronteiras com apoio da UE

Argentina fortalece cooperação policial em suas fronteiras com apoio da UE

23 de abril de 2019 - 10:25:28
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – A Argentina está fortalecendo a cooperação internacional por meio dos centros de cooperação policial fronteiriços em nível regional, com o apoio da União Europeia. O objetivo é reforçar a luta contra a delinquência organizada transnacional.

Para tanto, o ministério de Segurança promoveu, nos dias 10 e 11, em Buenos Aires, um debate que contou com a presença de representantes do Brasil, Bolívia, Chile, Panamá, Paraguai e Peru. Na oportunidade, foram discutidas formas de aprofundar as medidas previstas no Programa de Assistência contra o Crime Transnacional Organizado, conhecido como PAcCTO, apoiado e financiado pela União Europeia e voltado à América Latina.

Os países presentes manifestaram especial interesse na implementação de centros de cooperação policial e aduaneira, tendo a experiência europeia como referência.

Gestão de Riscos

O governo argentino também apresentou aos países do MERCOSUL, detalhes sobre o Sistema Nacional de Alerta e Monitoramento de Emergências, junto com representantes de Gestão de Riscos do Brasil, Paraguai e Uruguai, com o propósito de atualizar as ações de prevenção de emergências e desastres.

A reunião resultou na assinatura de um acordo para a criação da Comissão Técnica de Serviços Hidrometeorológicos, com o objetivo de gerar insumos e ferramentas técnicas idôneas para a tomada de decisões em matéria de riscos climáticos e hidrometeorológicos.